O cacau é um fruto proveniente do cacaueiro, cuja origem é a América Central e do Sul, como o Brasil. Após o fruto do cacau ser colhido, é aberto e as suas sementes são deixadas a secar e a torrar ao sol. Quando estiverem secas, são moídas, dando origem a um pózinho chamado cacau, que tão bem conhecemos. Mas o cacau é amargo, logo quando se adicionou açúcar a este pó amargo, descobriu-se uma das melhores iguarias do mundo: o chocolate.
O chocolate é benéfico para a saúde, tem propriedades anticancerígenas e estimulantes cerebrais, é antioxidante sendo portanto benéfico para a circulação sanguínea, estimula o hipotálamo, induzindo sensações prazeirosas e elevando o nível de serotonina, no entanto deve ser consumido com moderação por causa da obesidade. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C, e ainda possui cafeína.
Esta receita aparece no livro "Manual de Receitas de Pão", de Vicky Smallwood e parece bastante delicioso!
Ingredientes:
1 chávena de leite morno
1 ovo batido
1 colher de sopa de manteiga (derretida)
4 colheres de sopa de mel
1/2 colher de chá de sal
2 e 3/4 chávenas de farinha de trigo, peneirada
1/4 chávena de cacau em pó, peneirada
1 colher de chá de canela em pó, peneirada
1 colher de chá de fermento seco em pó para pão
Confecção:
Colocar os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada, tendo o cuidado de juntar a farinha, a canela e o cacau peneirados. Programar a máquina para seguir o programa básico e cor média.
Quando o programa terminar, colocar o pão a arrefecer sobre uma rede para que não crie humidade no seu interior.
Sem comentários:
Enviar um comentário