Já por diversas vezes se falou aqui na pectina, que aparece nas receitas de compotas de vários livros para a máquina de fazer pão.
A função da pectina é tornar o doce mais espesso, para não ficar líquido. E a forma tradicional de fazer um doce mais espesso, ao lume na panela, é deixar cozinhar a fruta com o açúcar durante horas e horas...
Mas na MFP, este processo pode ser acelerado com o programa das Compotas (que costumo fazer 2x para fazer um doce sem pectina), bastando juntar pectina. O problema é que não se encontra facilmente à venda.
Andava eu a ler umas coisas na net quando dou de caras com uma receita de Pectina Caseira, no blog As Receitas da Patanisca.
Faz-se assim...
Ingredientes:
100 g da casca branca da laranja
570 g de água
Sumo de meio limão (opcional)
Confecção:
Na Bimby:
Descasque a laranja finamente retirando e aproveitando a pele branca. Coloque a pele branca no copo da Bimby e dê uns golpes de turbo para triturar. Passe com a espatula nas paredes do copo. Acrescente a água e o sumo do limão (opcional) e programe 7 minutos, temp 100º, velocidade 2. Programe mais 20 minutos, temp 100º, velocidade 2.
Equivalente à Bimby, mas no fogão:
Descasque a laranja finamente retirando e aproveitando a pele branca. Pique finamente a pele branca(com a faca, com a varinha mágica ou com a 123).
Coloque num tacho. Acrescente a água e o sumo do limão (opcional) e deixe ferver 30 minutos, mexendo sempre.
No final...
Coe através de um passador fino de rede e aproveite o sumo.
Deite num frasco devidamente esterilizado, deixe arrefecer, rolhe e rotule com a data de confecção e guarde no frigorífico durante 4 meses
Use 60 a 120ml de pectina para cada 500g de frutas quando fizer as suas compotas ou geleias.
Agite o frasco antes de usar.