Este é um pão muito fofo e com uma crosta fina e estaladiça.
O ingrediente principal desta receita é o Iogurte. Saiba mais sobre o iogurte e verifique os seus benefícios para a nossa saúde!
Imagem: iogurte natural (retirada da wikipedia)
O iogurte (do turco yoğurt, pronúncia [jɔˈurt], do adjetivo yoğun, "denso" ou "tornar denso") é uma forma de leite em que o açúcar (a lactose) foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante.
É um alimento que tem origem nos Balcãs e, tal como outros produtos derivados do leite fermentado, como o leben árabe, o koumis russo, o jugurt turco ou o kefir caucasiano, remontam há milhares de anos.
No entanto, a sua comercialização teve início a partir da constatação feita pelo médico Ilya Ilyich Mechnikov, premiado com o Nobel da Fisiologia ou Medicina em 1908.
O iogurte é obtido pela acção fermentativa específica das bactérias lácteas (fermentos), Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus termophilus, sobre o leite, com ou sem adição de outros produtos lácteos. Estas bactérias lácteas no produto final têm que estar vivas e em grande quantidade (igual ou superior a 107/g).
Propriedades do Iogurte:
Contém um baixo teor de lactose
A lactose é parcialmente transformada em ácido láctico, durante o percurso da fermentação, isto facilita a assimilação do iogurte em indivíduos com intolerância à lactose, e que por isso têm problemas em assimilar os nutrientes do leite. A acidez do iogurte confere uma protecção natural contra as infecções, manifestando-se a inibição de diferentes tipos de bactérias patogénicas no iogurte. Por outro lado, o acido láctico dissolve o cálcio presente no iogurte e favorece a sua assimilação.
Proteólise e digestão
As proteínas do leite, que têm um alto valor biológico, são parcialmente pré-digeridas por acção das bactérias lácticas, o que permite uma melhor digestão.
VitaminasAs vitaminas do leite ajudam ao desenvolvimento das bactérias lácticas que, por sua vez, produzem outras vitaminas, aumentando assim a variedade de vitaminas presentes no iogurte.
Minerais
O iogurte apresenta uma ampla variedade de minerais, destacando-se com maior importância o cálcio, que para além do mais apresenta uma elevada biodisponibilidade.
Sobre o benefício das bactérias lácteas vivas e os seus efeitos no tracto digestivo...
Sempre vivas no momento do seu consumo as bactérias lácticas, e os seus metabolitos, continuam a sua acção benéfica por todo o tracto digestivo. A lactase produzida por estas bactérias, fonte única de origem alimentar, pode compensar uma actividade lactásica diminuída, permitindo a assimilação de lactose e do resto dos nutrientes, que nestes casos poderiam ver-se comprometidos.
As bactérias lácticas têm um efeito benéfico sobre a flora intestinal. A ingestão simultânea de lactose e de bactérias lácticas cria as condições óptimas para a povoação do intestino com esta flora láctica. A sua actividade não é ainda suficientemente conhecida, mas entre as acções que lhe são atribuídas podem citar-se a inibição do desenvolvimento de bactérias patogénicas e, por consequências constituição de um meio de prevenção contra infecções gastrointestinais. O consumo de iogurte permitirá uma melhor resistência a este tipo de situações. As bactérias lácticas presentes no iogurte parecem promover também a estimulação do sistema imunitário.
Concluindo, e como diz a publicidade, "um iogurte por dia nem sabe o bem que lhe fazia"!
Passando agora à receita do pão de iogurte...
Ingredientes:
120 ml de leite
125g de iogurte
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de açúcar
380g de farinha Pão Caseiro da Nacional
Confecção:
Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, seleccionar o programa Normal (Pão Básico), peso 750g e cor média.
Ingredientes utilizados...
Farinha Pão Caseiro da Nacional:
Fonte:
Texto baseado em informações retiradas da wikipedia e do Centro de Informação do Iogurte Danone.
mais um paozinho original e com muito bom aspecto!
ResponderEliminareste tambem vou experimentar, mas com o iogurte de soja, lá por casa temos um alergico ao leite de vaca.
hum esse pao deve ter ficado bem foinho
ResponderEliminaresta com um aspecto muito bom
beijinhos
Este pão é excelente. è muito fofo e é um otimo substituto para os pães de leite. è mais saudável por ter menos gordura e tudo. Vou tenter fazer também em bolinhas.
ResponderEliminarBoa noite, não vai fermento ??
ResponderEliminar