A receita do dia de hoje é um pão rústico, bastante saudável, enriquecido com corintos e sultanas, que me sobraram adivinhem lá de que receita... pois, sobraram de quando fiz o bolo rainha :)
E assim hoje, quando fui fazer o pão rústico da Nacional, lembrei-me dos corintos e das sultanas e toca a pesar a quantidade e meter lá para dentro da cuba da Máquina de Fazer Pão.
Decorei com passas de uva moscatel (que me sobraram da passagem de ano).
E agora um pouco de informação sobre estes tipos de passas de uva:
Os corintos são passas de uva (Vitis vinifera) da variedade apyrena que, como seu nome indica, é originária de Corinto (cidade da Grécia), sendo características pelo seu tamanho pequeno, sabor doce intenso e quase total ausência de sementes. Para além se servirem para confeccionar vinho, servem principalmente para serem transformadas em passas, sendo um ingrediente muito comum na pastelaria e pães doces.
Aqui estão os corintos (do lado direito) ao lado de passas de uva normais, por ex. moscatel (do lado esquerdo):As sultanas são passas de uvas brancas, sem sementes, com características de sabor doce, pequenez e cor dourada. Presume-se que sejam originárias da Turquia, Grécia, Irão ou África do Sul.
Aqui estão as sultanas:
Portanto, hoje foi um dia de reutilizar ingredientes que estavam na dispensa!
Ingredientes:
300ml de água morna
500g de farinha para Pão Rústico da Nacional
100g de corintos
50g de sultanas douradas
Passas de uva para decorar
Confecção:
Coloque a água e a farinha na cuba da máquina de fazer pão e seleccione o programa Pão Básico.
Quando a máquina apitar para pedir mais ingredientes extra, junte os corintos e as sultanas.
Deixe prosseguir o programa.
Quando a máquina estiver prestes a iniciar a cozedura (que ocorre durante a última hora do programa), levante a tampa e coloque por cima as passas de uva.
Feche a tampa e deixe o programa continuar para que o pão coza.
Quando o programa terminar, retirar o pão da cuba da máquina de fazer pão e coloque sobre uma rede para que o pão possa arrefecer sem acumular humidade.
Bom apetite!
Que aspecto delicioso!!! Este natal recebi a minha máquina de fazer pão e já fiz um pão de sementes que estava divinal!!! Também fiz o Bolo rei, mas não sei se foi de ter amassado a massa duas vezes(porque me esqueci de colocar os ingredientes) e ele ficou mto massudo a massa nao crescer:o((( mas estava delicioso e foi todo à mesma!!!
ResponderEliminarhummm deve de ser uma delicia.
ResponderEliminarRealmente desde que descobri este site só me tem surpreendido pela positiva...
ResponderEliminarEste pão é sem sombra de dúvidas o meu preferido, costumo comprar um pão destes no pingo doce, mas agora com a receita, nem pensar...
jinhos e obrigado
tao bom que deve ficar
ResponderEliminareu adoro passinhas e uso muita vez nos bolinhos tambem
beijinhos