Hoje apresento-vos um pão simples e fácil de fazer, o Pão de Aveia, tendo por base uma farinha preparada que já tem o fermento e o sal. Se não for adepto deste tipo de farinhas, que existem para nos simplificar a vida, pode optar por usar 400g de farinha normal e adicionar 12g de fermento de padeiro e 1 colher de café de sal e 100g de cereais à sua escolha, para obter uma farinha semelhante à farinha preparada que eu uso: a farinha Vitale da Nacional.
Agora um pouco de informação sobre a Aveia:
A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. A aveia beneficia da sua fibra solúvel, que está relacionada com um bom funcionamento intestinal, diminuição do colesterol total e LDL-colesterol e ainda manutenção de níveis adequados dos mesmos.
Existem estudos que dizem ainda que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sanguíneo, controle da pressão arterial e regulador do trânsito intestinal, evitando a obstipação (intestino preso).
No entanto, a aveia, assim como o trigo, a cevada, o malte e o centeio, possui glúten na sua composição. Desta forma, não deve ser consumido por pessoas portadoras da doença celíaca, já que a mesma traz como consequência ao organismo (caso sejam consumidos alimentos com glúten), uma atrofiação nas mucosas do intestino delgado, prejudicando o organismo e a absorção de diversos nutrientes.
Ingredientes:
300ml de água morna
500g de farinha Vitale da Nacional
Aveia q.b.
Sementes de sésamo (para decoração - opcional)
Óleo (pode ser óleo em spray da Espiga)
Confecção:
Colocar a água e a farinha na cuba da máquina de fazer pão, e escolher o programa Massa (cerca de 1h30).
Findo o tempo, retirar a massa para uma superfície polvilhada de farinha e esticar a massa com as mãos (para não retirar muito ar ao interior da massa).
Coloque algumas sementes de sésamo na bancada e coloque a massa esticada por cima: as sementes de sésamo irão colar-se à parte de baixo da massa, como pretendido.
Espalhar os flocos de aveia por cima da massa
Enrolar como se fosse uma torta, dando de seguida o formato de caracol.
Colocar a massa num tabuleiro, que possa ir ao forno, untado com óleo (pode ser o óleo em Spray da Espiga, que é o que eu uso) e deixar fermentar no forno durante 1h a 50m. A massa irá crescer durante este tempo.
Se o seu forno não tiver a marcação dos 50ºC, não coloque nenhuma temperatura e deixe somente a massa fermentar no forno fechado.
Findo o tempo, seleccione a temperatura 180ºC e tempo 25m. Controle o cozimento para não deixar o pão queimar por cima (se necessário coloque uma folha de alumínio por cima para não queimar).
Ao fim dos 25m veja se o pão já está cozido - para isto, dê pancadinhas com os dedos na parte de baixo do pão e se soar a oco, significa que o pão já está cozido.
Bom apetite!
Fonte: Informações sobre a aveia retiradas da wikipedia
que belo pão, gosto bastante de aveia.
ResponderEliminaresta bem bonito e tenho ali aveia mesmo boa para fazer este pao.
ResponderEliminarbeijinhos
Ainda queimou um bocadinho por cima, distraí-me com o tempo :P
ResponderEliminarMas obrigada pelas vossas palavras :)
Por favor, quero comprar uma máquina de pão e gostaria de saber qual é a melhor opção. Obrigada, Paula.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarBem, eliminei o post de cima que era publicidade externa.
ResponderEliminaranónimo, hoje em diz qualquer marca de máquinas são equivalentes.
A Clatronic é uma excelente marca de máquina, tendo em conta o seu preço baixo.
Se preferir marcas mais conhecidas no mercado, tem a Tefal Home Bread XXL que faz pães até 1,5Kg, enquanto que as restantes fazem pão de 900g.
Normalmente as máquinas têm cerca de 12 a 13 programas, que incluem o programa compotas, forno, massa, pão rápido, pão básico.. etc..
Espero ter podido ajudar!
Bjs
Ana