Neste fim de semana, o ingrediente escolhido para fazer o pão foi o gengibre. Como o gengibre tem um sabor muito forte, e por isso indico que este pão seja apenas feito por apreciadores de gengibre, misturei outro ingrediente, a cenoura, para que o paladar do gengibre não seja tão dominante neste pão.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o gengibre.
O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo.
É conhecido na Europa desde tempos muito remotos, para onde foi levado através das Cruzadas. Em Portugal existe registo da sua presença desde o reinado de D. João III (1521-1557).
É uma planta medicinal das mais populares e antigas do mundo.
As suas propriedades terapêuticas são resultado da acção de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriados e até ressacas.
Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e previne o cancro do intestino e ovário.
No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações, visto que possui características anti-inflamatórias, sendo uma solução natural para aliviar a dor. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções.
A medicina ayurvédica reconheceu a acção dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
Ingredientes:
150ml de leite
100g de cenouras raladas
3 colheres de sopa de óleo de girassol
3 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de gengibre em pó (recomendo apenas 1 colher, porque o sabor é forte!)
4 colheres de flocos de trigo integral
400g de farinha Pão Caseiro da Nacional
Confecção:
Coloque todos os ingredientes pela ordem apresentada na cuba da máquina de fazer pão e seleccione o programa Pão Básico, cor média e peso 750g.
Nota:
Esta farinha Pão Caseiro da Nacional já contém fermento e sal. Se preferir usar farinha normal, não se esqueça de juntar sal e fermento de padeiro.
Bom apetite!
O gengibre é um ingrediente muito especial. Precisamos utiliza-lo mais para apreciar todo o seu sabor!
ResponderEliminarVou experimentar!!
Obrigada, Bruna!
ResponderEliminarNão devemos ter receio de utilizar outros ingredientes menos comuns no nosso dia-a-dia :)
Aqui há dias bebi uma limonada com gengibre, ao lanche num café e foi muito boa a mistura de sabores!
Bjs!
Ana
ola bom dia.
ResponderEliminarEmbarquei agora nesta aventura de fazer pão. Comprei a maquina a semana passada.
Este fim de semana fiz o meu primeiro pão. Quanta asneira. Realmente é facil juntar os ingredientes, maas depois a maquina é que foi mais complicado.
O pão não cresceu , ficou cru.Enfim ...Na segunda tentativa melhorou, mas mesmo assim, ficou baixinho...Mas hoje vou tentar de novo.
Adorei ler as suas receitas e "dicas"...:-)
eu por acaso ja usei gengibre e gostei do sabor.
ResponderEliminaresta bem tentador este pao
beijinhos
Ai,ai!
ResponderEliminarQue delícia!
Minha maquina de pão esta parada preciso usar ela.
Beijinhos cheio de coco!