Páginas

sábado, 31 de dezembro de 2011

Brioche de Limão

Aqui deixo mais uma sugestão para acompanhar a ceia do Réveillon, caso a façam em casa: um brioche aromatizado com limão!

Brioche de limão

O Brioche, da tradicional pastelaria francesa, é enriquecido com ovo e manteiga para se obter uma textura muito leve e fofa, com uma côdea de cor dourada. É também considerado uma Viennoiserie, classificação da qual fazem parte os croissants.

Aqui fica a receita...

Ingredientes:
250 ml de leite morno
75 g de manteiga derretida
1 ovo batido
75 g de açúcar
Raspa de 1 limão
500 g de farinha de trigo Pão Caseiro Nacional (já tem sal e fermento)

Confecção:
Coloque todos os ingredientes, pela ordem indicada, na cuba da máquina de fazer pão.
Seleccionar o programa "Pão Doce" (na ausência deste, seleccione o programa Pão Básico), cor escura e peso 750g.

Bom apetite!

Pizza 4 Estações

Hoje é o último dia do ano de 2011.
E como tal, deixo-vos uma sugestão para poderem confeccionar para o vosso réveillon, se o passarem em casa: a Pizza 4 Estações!

Pizza 4 Estações

A Pizza 4 Estações é uma pizza com 4 ingredientes diferentes, colocados em cada quarto da pizza. Eu escolhi como ingredientes, azeitonas, ovo cozido, chouriço e cogumelos, mas podem colocar ingredientes à vossa escolha.

Aqui fica a receita...

Ingredientes:
1 ovo batido
5 colheres de sopa de azeite
Leite
500 g de farinha Pão Caseiro Nacional (já tem sal e fermento para pão)
Polpa de tomate
Mistura de 3 queijos ralados
Ovo cozido, fatiado
Chouriço às rodelas
Cogumelos laminados
Azeitonas laminadas, sem caroço
Orégãos

Confecção:
Coloque num copo medidor o ovo batido, o azeite e complete com leite morno até chegar aos 320ml.
Deite estes líquidos para a cuba da máquina de fazer pão e junte a farinha (que já tem sal e fermento para pão).
Seleccione o programa Massa e deixe a máquina completar o programa.

Findo o tempo, retire a massa para uma bancada salpicada de farinha e divida a massa em 3 partes.
Trabalhe cada uma das partes separadamente.
Estique a massa com a ajuda de um rolo de cozinha, dando uma forma arredondada, com o formato de uma pizza.

Coloque a massa esticada em cima de um tabuleiro que possa ir ao forno, e espalhe polpa de tomate em cima de metade da massa, seguida da mistura de 3 queijos. Por fim coloque as fatias de chouriço em cima de 1/4 da pizza, ovo cortado às rodelas noutro 1/4 da pizza, azeitonas laminadas noutro 1/4 da pizza e por fim cogumelos laminados noutro 1/4 da pizza. Polvilhar com orégãos.

Pizza 4 Estações, antes de ir ao forno

Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, durante cerca de 15m.

Bom apetite e Bom Ano Novo!!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Chocotone

O Natal está a chegar!
Já fizeram a vossa árvore de Natal?
Confesso que eu ainda não... mas para não fugir ao espírito natalício, hoje fiz uma receita típica desta época: chocotone, que é como quem diz, panetone de chocolate. Fugi um pouco à receita do chocotone, adicionando um pouco de canela e em vez de utilizar só 1 tipo de chocolate, usei 3 tipos de chocolate: chocolate branco, chocolate negro e chocolate de leite. A fusão do sabor do chocolate com a da canela é simplesmente deliciosa!
A foto do resultado está meio manhosa, porque uma das lâmpadas da cozinha está fundida. Detesto ir às compras pela altura do Natal, está sempre tudo cheio de gente e vou a mini-mercados para as evitar, mas por causa da lâmpada lá terei de ir meter-me nas confusões do hipermercado. Enfim, viva o Natal!

Chocotone
Sabendo um pouco mais sobre esta receita...
O panetone é um pão doce típico do Natal, de origem milanesa, com um aroma baunilhado e com frutas cristalizadas no seu interior, no entanto, com o passar dos tempos, a receita do panetone original deu lugar a outras variações, como o chocotone, o sorvetone e a Colomba Pascal.

Panetone original, com frutas

Uma antiga lenda diz que o panetone foi criado no século XVII por um padeiro da região da Lombardia chamado Toni que se apaixonou por uma rapariga. Para impressionar o seu sogro, criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas. Com o tempo esse pão recebeu o nome de "pao di toni" ou seja o pão do Toni, que actualmente é chamado de panetone.

Vamos então à receita!

Ingredientes:
80 ml de leite morno
50 g de manteiga
4 ovos batidos
8 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de essência de baunilha
550 g de farinha Pão Caseiro da Nacional (já tem fermento e sal)
2 copos de chocolate partido aos pedaços (chocolate branco, negro e de leite)

Confecção:
Coloque todos os ingredientes, excepto o chocolate, na cuba da máquina de fazer pão.
Escolha o programa Pão Básico, cor escura e peso 900g.
Quando a máquina apitar, para pedir ingredientes extra, adicione o chocolate partido aos pedaços.

Trio de chocolates
Quando o programa acabar, retirar da cuba e colocar a arrefecer sobre uma grelha.

Chocotone
Bom apetite!

Nota:
Se usar farinha de trigo normal, sem ser preparada para a máquina de fazer pão, não se esqueça de adicionar 1 colher de chá de sal e 3 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo

sábado, 3 de dezembro de 2011

Pão de Grão-de-Bico

Adivinhem o que é que acabei de fazer ali na cozinha? Pois é, adivinharam! O pão da semana é o Pão de Grão-de-Bico, cujo ingrediente principal é o grão, também conhecido por grão-de-bico..

Pão de Grão de Bico

A palavra grão, do latim granum,  descreve uma pequena partícula mais ou menos esférica. E é isso que acaba por ser esta leguminosa da família das fabáceas, originária do Médio Oriente. O seu cultivo foi desenvolvido pelas civilizações grega, romana e egípcia, mas a sua divulgação pelas regiões subtropicais deveu-se essencialmente aos navegadores portugueses e espanhóis, e a sua difusão pela Ásia deveu-se essencialmente aos comerciantes indianos.

O grão-de-bico é uma boa fonte de fibra que contribui para a redução dos níveis de colesterol. Além de baixar o colesterol, o grão-de-bico, quando combinado com arroz, constitui uma refeição com alto teor de proteínas de alta qualidade e um baixo número de calorias.

A contribuição do grão-de-bico para a sua saúde também reside nas quantidades significativas de ferro e magnésio que estes fornecem. O ferro é essencial para a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam o oxigénio do organismo para os tecidos, enquanto o magnésio tem um papel importante a nível de muitas estruturas (entra na composição de mais de trinta enzimas) e do bom funcionamento do sistema neuromuscular.

Possui ainda uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela activação cerebral que dá a sensação de bem-estar, satisfação e confiança, e ácido fólico.

Do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento.

Grão-de-bico
Depois de sabermos um pouco sobre a importância deste legume na alimentação, vamos passar à receita...

Ingredientes:
320ml de água morna
400g de farinha Pão Caseiro da Nacional
100g de farinha de grão-de-bico

Confecção:
Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada, e seleccione o programa Básico, cor média e peso 750g.

Bom apetite!