Pão de Grão de Bico |
A palavra grão, do latim granum, descreve uma pequena partícula mais ou menos esférica. E é isso que acaba por ser esta leguminosa da família das fabáceas, originária do Médio Oriente. O seu cultivo foi desenvolvido pelas civilizações grega, romana e egípcia, mas a sua divulgação pelas regiões subtropicais deveu-se essencialmente aos navegadores portugueses e espanhóis, e a sua difusão pela Ásia deveu-se essencialmente aos comerciantes indianos.
O grão-de-bico é uma boa fonte de fibra que contribui para a redução dos níveis de colesterol. Além de baixar o colesterol, o grão-de-bico, quando combinado com arroz, constitui uma refeição com alto teor de proteínas de alta qualidade e um baixo número de calorias.
A contribuição do grão-de-bico para a sua saúde também reside nas quantidades significativas de ferro e magnésio que estes fornecem. O ferro é essencial para a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam o oxigénio do organismo para os tecidos, enquanto o magnésio tem um papel importante a nível de muitas estruturas (entra na composição de mais de trinta enzimas) e do bom funcionamento do sistema neuromuscular.
Possui ainda uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela activação cerebral que dá a sensação de bem-estar, satisfação e confiança, e ácido fólico.
Do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento.
Grão-de-bico |
Ingredientes:
320ml de água morna
400g de farinha Pão Caseiro da Nacional
100g de farinha de grão-de-bico
Confecção:
Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada, e seleccione o programa Básico, cor média e peso 750g.
Bom apetite!
Olá
ResponderEliminarparece bom mas...
- Não leva fermento?
- Nunca vi farinha de grão de bico à venda, onde a encontro?
Obrigada pela partilha
Sílvia
Farinha de grão de bico vc encontra em casas de produtos naturais.
ResponderEliminar