Hoje trago-vos um pão internacional: o Panipopo (pani = pão e popo = côco), um pão doce de Samoa (Polinésia) feito com leite de côco, cuja receita adaptei à máquina de fazer pão.
A receita onde me baseei veio do site da Roxana. Optei por fazer a receita toda na máquina de fazer pão, mas encontram-se na net fotos de panipopo em que se moldam pequenas bolas, para cozer no forno, dentro de um tabuleiro. À próxima vez experimento cozer desta maneira.
Panipopo, acabado de cozer |
Vamos à receita?
Ingredientes:
500g de farinha Pão Caseiro da Nacional (já tem sal e fermento)
400ml de leite de côco
1 colher de sopa de óleo de girassol
50g de açúcar
Para finalizar:
Açúcar mascavado q.b.
50ml de leite de côco
Confecção:
Colocar na cuba da máquina de fazer pão, o leite de côco, o óleo de girassol, o açúcar e a farinha (que já tem sal e fermento).
Escolher o ciclo Pão Doce, peso 650g, cor média.
Panipopo, no início do cozimento. |
Quando faltar 1 hora para terminar o ciclo, a máquina inicia o cozimento. Nesta altura, abra a tampa da máquina e deite sobre a massa os ingredientes para finalizar: o restante leite de côco e o açúcar mascavado.
No final retire a massa com cuidado, porque fica muito fofinha e desmancha-se com facilidade!
A minha massa cresceu imenso e foi muito difícil tirar o pão no final, depois de cozer, mas posso assegurar-vos que, apesar das fotos mostrarem um pão com um aspecto não muito bonito (por causa dos meus problemas finais para tirar a massa) asseguro-vos que ficou com um sabor muito bom, bem gostoso e ficou muito fofinho!
Depois de ter feito uma guerra com a máquina, para tirar o panipopo, ele abateu. |
Uma fatia de Panipopo |
Por baixo, ficou com uma consistência que parece uma espécie de pudim, que se formou com o leite de côco, derramado antes de começar a cozer. Que delícia!
Por causa desta espécie de pudim, coloquei o pão de lado, num prato, para que esta consistência não colasse ao prato.
O fundo tipo pudim, do Panipopo. |
Espero que gostem!
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário