Bolo de Iogurte Grego e Côco |
Bem, para começar, o iogurte grego não é mais que um iogurte natural sem soro, ou seja, foi coado por várias horas com um filtro, para extrair o soro, e por isso torna-se num iogurte mais espesso, mais concentrado e mais cremoso que os iogurtes normais. Existem no mercado iogurtes gregos light, para ajudar a manter a linha, com todo o sabor do iogurte grego. Eu adoro o sabor do iogurte grego!
Quando estive na Grécia em 2010, o meu pequeno almoço era sempre uma taça de iogurte grego caseiro, com cereais. Até conseguia colocar a colher de pé no iogurte, de tão espesso que era! Mas era tão bom!
Belos tempos!
Em Santorini, Grécia, Verão de 2010. |
Ingredientes:
4 ovos
200 g de açúcar
1 iogurte grego não açucarado
50 g de côco ralado
80 ml de óleo de girassol
Raspa de 1 limão
150 g de farinha com fermento para Bolos, da Nacional
Confecção:
Bata os 4 ovos inteiros na batedeira/liquidificadora até os ovos ficarem com um aspecto esbranquiçado (significa que estão bem batidos).
A bater os ovos |
Junte o açúcar, o iogurte grego e o côco ralado.
Adicione o óleo de girassol, a raspa de limão e por fim a farinha com fermento para bolos, da Nacional.
A pesar a farinha |
A adicionar a farinha à massa |
Massa do bolo, dentro da cuba da MFP |
Ao fim deste tempo, utilize a técnica do palito para verificar se a massa se encontra cozida. Se necessitar de mais tempo, volte a utilizar o mesmo programa durante 10 a 20m de cada vez. O meu bolo demorou na minha máquina cerca de 1h30m a cozer.
Quando estiver cozido, deixe arrefecer e desenforme.
Bolo de Iogurte Grego e Côco |
Bom apetite!
Nota:
Se utilizar uma farinha para bolos que não tenha fermento adicionado, adicione 1 colher de sobremesa de fermento para bolos à farinha.