|
Bolo do Caco Integral |
Comprámos recentemente um grelhador (de colocar ao fogão) diferente do habitual. Este é um grelhador plano (é um tabuleiro grelhador) e é de marca portuguesa, da
Bioflon. Basicamente estava no hipermercado em frente aos vários grelhadores de fogão, a decidir qual seria a melhor opção para fazer rapidamente peixinho ou carne grelhada ao jantar (ando a tentar fazer uma alimentação mais saudável), quando aparece uma senhora de mais idade para levar o tabuleiro grelhador e a senhora mete conversa comigo, a recomendar-me aquele, porque o filho dela já tinha o maior e ela gosta tanto de o usar que foi ali comprar um para ela. Ora, melhor recomendação que uma cliente satisfeita, não podia haver, e assim comprei também um.
Adoro. Grelha na perfeição, é fácil de lavar. Útil e prático.
E foi este o grelhador que serviu para fazer o famoso Bolo do Caco, tradicional da Madeira. Para quem não sabe, o Bolo do Caco não é um bolo. É um pão arredondado, cozinhado em cima de uma chapa, e é muito bom com manteiga de alho. É um pão que não fica com crosta.
Servi-me de uma de várias das farinhas preparadas para a Máquina de Fazer Pão, uma que me parece ser saudável por causa dos seus ingredientes integrais (Farinha Pão +Completo Nacional), para experimentar fazer o Bolo do Caco cá em casa.
Ingredientes:
300ml de água morna
500g de Farinha Pão +Completo Nacional (já tem fermento e sal)
Confecção:
Coloque os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada, e seleccione o programa Massa.
|
Massa do pão na MFP |
Findo o tempo, retire a massa para a bancada de cozinha (salpicada com farinha, para que a massa não cole à bancada) e divida a massa em 4 porções.
Molde bolas de massa e espalme com as mãos.
|
Molde bolas de massa e de seguida espalme |
Entretanto, coloque o grelhador plano no fogão e deixe aquecer. De seguida, coloque a massa espalmada no grelhador plano e deixe cozinhar durante cerca 10m. Vire, com a ajuda de utensílios de madeira (para não riscar a superfície anti-aderente) e deixe cozinhar mais cerca de 10m.
|
Bolo do Caco a cozer |
Vá espreitando, para não deixar a massa queimar. Assim que o pão soar a oco (dando umas pancadas no fundo do pão - tenha cuidado para não se queimar, porque tem de retirar o pão do grelhador) terá o Bolo do Caco pronto.
|
Bolo do Caco Integral |
Coma enquanto ainda estiver quente, com Manteiga de Alho, e verá como é boa esta delícia madeirense!
Nota: a receita original de Bolo do Caco leva batata-doce, por isso à próxima hei-de experimentar dessa maneira.