Roda dos Alimentos |
A Roda dos Alimentos é uma representação gráfica criada por Portugal em 1977, que pretende ajudar a escolher a diversidade e quantidade dos alimentos que devem estar presentes na alimentação saudável do dia-a-dia.
A alimentação saudável deve ser diversificada, procurando ingerir alimentos de cada uma dos grupos, devendo ingerir mais alimentos dos grupos maiores e menos alimentos dos grupos mais pequenos. Cada grupo reune alimentos com propriedades nutricionais semelhantes.
A água deverá estar sempre presente no dia-a-dia, ocupando um lugar central, devendo-se beber cerca entre 1,5L a 3L de água por dia, para manter um corpo saudável, com um bom funcionamento dos rins e hidratado.
Noutro países, é adoptada a representação da pirâmide dos alimentos, mas os especialistas nacionais dizem que uma pirâmide não representa uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada, porque uma pirâmide hierarquiza os alimentos, tornando uns mais importantes que outros, o que não corresponde à realidade, visto que se deve dar igual importância a todos os alimentos.
A Roda dos Alimentos é composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária:
- Cereais e derivados, tubérculos – 28%
- Hortícolas – 23%
- Fruta – 20%
- Lacticínios – 18%
- Carnes, pescado e ovos – 5%
- Leguminosas – 4%
- Gorduras e óleos – 2%
Mais informações: DGS
Fonte da imagem: DGS
Sem comentários:
Enviar um comentário